domingo, 20 de junho de 2010

Espírito empreendedor: você tem?

Pois é. Chega uma hora na vida em que a gente tem que tomar uma atitude. O barco corre na mesma velocidade, a água puxa pra uma direção que a gente já não conhece e, olha, só tem água em volta. Nenhum sinal de que tudo isso vai mudar por si só. E você já está bem cansado desse barco, dessa marola, desse enjôo, dessa rotina.

A gente estuda a vida inteira, faz faculdade, pós-graduação, curso de especialização, MBA, aprende inglês, espanhol, francês, adquire dez anos de experiência naquela empresa renomada. E agora? Agora você quer ir pra frente, você quer progredir, tenta um zilhão de multinacionais e nada. Com todo esse currículo, com toda a sua experiência, tantos anos de estudo. E a vida para, a vida te cerca, te chacoalha e te cobra uma ATITUDE. E se a gente não levantar e sacodir a poeira, essa vida adulta esmaga. Não dá mais pra resolver os problemas se trancando no quarto e aumentando o som.

O bom de tudo isso é que o tédio, o desconforto e a frustração são as alavancas para a mudança. A mudança é o que mantém a humanidade caminhando, é a base do progresso. Se ninguém tivesse virado a mesa, ainda estaríamos andando com rodas quadradas.

A vontade de mudar perante uma estagnação é o que diferencia uma pessoa medíocre da empreendedora. E é de empreendedorismo que eu quero falar um pouco aqui.

O empreendedor não é apenas aquele que cursa Administração de Empresas e decide montar um negócio. É possível ter empreendedores trabalhando até mesmo dentro de empresas. Empreendedorismo é um estado de espírito, é personalidade, você precisa ter as características básicas pra ser bem sucedido, tem que ter iniciativa, visão, coragem. Tem que saber que qualquer mudança vem com um punhado de riscos, e isso é um fato. O empreendedor tem que ser um visionário, tem que saber inovar e ter jogo de cintura com qualquer imprevisto.

Se você algum dia pensou em abrir uma empresa, comece primeiro analisando a sua personalidade. Você se dá bem com mudanças? Você é analítico e disciplinado? Você enxerga os riscos como possibilidades e desafios? Se você tem medo do inesperado, pare agora. Continue mandando seu currículo para as multinacionais (isso não te faz pior ou melhor). Agora se você tem o espírito empreendedor e sabe lidar com riscos e estratégias, de repente essa é a oportunidade pra você mudar seu rumo.

Se você está estagnado, jogado em uma área que não gosta, não sabe exatamente o que quer fazer, aproveite o momento para planejar um pouco. Descubra alguma coisa que te interesse, em tantos anos de profissão deve existir alguma coisa que te traz alegria, recompensa. Encontre o que gosta de fazer e pesquise, pesquise mais, daí pesquise ainda mais, e descubra se existe alguma oportunidade no meio da tua frustração. E, meu amigo, lança mão da vela e faz esse barco andar na direção que você quer.
Eu não vou fazer “jabá” aqui, mas é, estou montando meu próprio negócio. E é verdade, eu nem moro no Brasil, os riscos são infinitamente maiores, o medo é de gelar o estômago. Mas quer saber? Eu não consigo deixar meu barco à deriva, eu não tenho espírito pra ficar esperando a vida acontecer. A minha única saída no momento é colocar a mão na massa e mudar.

E por isso, gostaria de dividir com você, que tem esse espírito empreendedor, um pouco do que aprendi nesses últimos meses. Isso é o que você precisa para começar:

PERSONALIDADE: Analise a sua personalidade e entenda se você tem as características necessárias.

PESQUISA: Conheça o ramo de atividade. Pesquise, pesquise, pesquise. Se for montar uma empresa de serviços, faça-se passar por cliente e entenda como funciona com quem já faz.

COMUNICAÇÃO: Comunicação é a base de tudo. Se você não for um bom comunicador, não tiver a habilidade de lidar com pessoas, mude a sua estratégia, seja apenas um investidor.

LIDERANÇA: Liderança não é administração. Administração é planejar, organizar, executar. Para ser bem sucedido, você precisa ser líder. Tem que saber dar ordens e delegar, tem que saber impor respeito e confiança. É imprescindível que você seja um motivador persuasivo, que consiga fazer seus funcionários acreditarem nos seus planos.

GERENCIAMENTO DE RISCOS: Saber lidar com riscos, eles estão presentes em novos negócios e vão caminhar com você sempre. É preciso ter a mente aberta e visão estratégia, é essencial que você saiba ver riscos como oportunidades.

PLANEJAMENTO: O planejamento estratégico de curto e longo prazo pode salvar a sua empresa. Analise o mercado, os riscos, as oportunidades. Monte seu plano de negócios, nem que para isso precise pedir ajuda daquele teu primo que fez ADM. Analise concorrentes, local e consumidores. Defina seu publico alvo.

CONHECIMENTO: Colete ajuda de quem puder, daquele seu tio que é diretor executivo, do primo que fez ADM, do vizinho que tem um pet shop, daquela amiga que acredita em tudo o que você faz. Conhecimento e otimismo são essenciais no começo.

E, acima de tudo, aproveite o que todo bom publicitário tem: criatividade. Aproveite seu conhecimento, sua experiência e monte seu plano de Marketing. Bote em prática toda aquela estrutura que você aprendeu quando montou a mini-agência na faculdade.

E olha, arrisque, não tenha medo de mudar para melhor. Seja otimista, acredite nos seus sonhos e assuma o palco da sua vida, não seja um figurante. E sempre, sempre siga o conselho de Neruda:

“Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.”

Boa sorte!


texto retirado do site casadogalo.com

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